- Área: 40 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Noel Arraiz
-
Fabricantes: ALPESA, IDEO, MG corte laser
Descrição enviada pela equipe de projeto. Combinação de geometria e escultura junto com as técnicas utilizadas nas Fallas de Valência, Espanha. Uma reinterpretação das decorações grotescas do Mercado de la Seda: edifício patrimônio da UNESCO.
Um cubo de ouro no deserto para atrair as pessoas em seu interior, onde se convertem na parte de uma instalação de arte que mistura a linguagem contemporânea da arquitetura do pavilhão, com peças de papelão e moldes de um grêmio tradicional das Fallas.
O cubo é colocado sobre um mosaico de madeira de 25321 peças montadas por coletivos sociais. O debate entre a tradição e o contemporâneo é mantido sobre o solo que foi construído pelo coletivo. Nem a tradição, nem a experimentação possuem um futuro sem esforço comunal.
Valência, onde acontecem as Fallas, e Da Vinci possuem um ponto em comum: a família Borgia. Enquanto Da Vinci trabalhou em Roma para o Papa Alejandro VI, a família Borgia construiu um palácio que hoje é casa do nosso governo.
Enquanto em Valência a Inquisição tinha o poder, a sociedade civil construiu o Mercado de la Seda, um dos edifícios medievais mais importantes da Europa. Está adornado com muitas cenas grotescas e figuras obscenas, refletindo os personagens que enfrentavam a poderosa igreja. Esse espírito que a população valenciana tem de ir contra o poder é parte da cultura local e razão principal das Fallas: burlar o poder.
E é toda esta tradição e evolução durante muitos anos que será levada para o Burning Man. O projeto misturará:
- Uma estrutura feita somente de papelão para gerar o maior espaço com o mínimo de recursos e que possa ser queimada de maneira limpa. Uma estrutura coberta com a decoração medieval;
- Projeto e construção do mosaico no piso com participação da comunidade. Este mosaico foi inspirado numa cerâmica tradicional valenciana de Nolla, que deixou de ser produzida no final do século XIX;
- Figuras feitas de papelão com a forma tradicional das Fallas. As figuras são inspiradas nas figuras grotescas e eróticas do Mercado de la Seda, em Valência.